Pular para o conteúdo principal

Cupuaçu


O Cupuaçu é uma fruta originária da Amazônia bastante comum no norte do Brasil, Venezuela e Colômbia. Apesar de ser pouco conhecido nos demais estados, o Cupuaçu pode hoje ser encontrado em todas as regiões do país, seja na forma de fruta, seja como polpa. Na Amazônia, o cupuaçu é conhecido como “a farmácia em uma fruta”, tamanhos são os seus benefícios e valor nutricional para a saúde.

Benefícios  para a saúde

  1. Energético: O cupuaçu é uma das principais fontes alimentares dos índios, principalmente pelo seu poder energético. Quando misturado ao açaí, ele se torna ainda mais potente e, por isso, é bastante utilizado por praticantes de atividades físicas diversas.
  2. Alívio de dores intestinais: o cupuaçu tem sido utilizado para o alívio de dores intestinais, isto porque seus nutrientes facilitam a digestão e seu alto poder antioxidante é excelente para combater inflamações e infecções.
  3. Reduz o colesterol: a ação antioxidante do cupuaçu protege as artérias e impede a formação de placas de gorduras em suas paredes, além do mais, os ácidos gordos essenciais presentes na fruta agem na redução do colesterol ruim.
  4. Melhora a circulação: Os minerais e antioxidantes do cupuaçu impedem a coagulação sanguínea, além de melhorar a saúde das artérias, facilitando que o sangue circule livremente. Seus efeitos também se estendem para o controle da pressão arterial.
  5. Auxilia no emagrecimento saudável: O cupuaçu contem diversas vitaminas e minerais que impulsionam o metabolismo, fazendo com que ele trabalhe mais rapidamente e queime mais gorduras. Suas fibras alimentares, especialmente uma fibra denominada pectina, auxilia no emagrecimento, uma vez que acelera o processo de digestão e diminui a absorção de gorduras pelo corpo.
  6. Combate os radicais livres: Os antioxidantes do cupuaçu combatem a formação dos radicais livres, que causam oxidação das células e o aparecimento de doenças degenerativas. Dessa maneira, ele combate o envelhecimento precoce e a formação de células cancerígenas.
  7. Desintoxicante: O cupuaçu é um excelente detox! Seus antioxidantes eliminam as toxinas das células, que provocam seus inchaços e mau funcionamento, além de combater pequenas inflamações e infecções. Em resumo, o cupuaçu ajuda a combater os inchaços provocados por retenção de líquido e intoxicações, além de ajudar a diminuir as celulites.
  8. Melhora o sistema imunológico: Outra ação positiva dos antioxidantes do cupuaçu é a de estimular a produção de glóbulos brancos – que são as células de defesa do organismo. Eles também atuam no combate a infecções, logo, além de estimular, auxilia o trabalho do sistema imunológico.
  9. Relaxante (folhas): parece controverso, uma vez que a fruta oferece uma grande quantidade de energia, porém, as folhas do cupuaçu tem uma forte ação calmante, sendo o chá excelente para combater insônia, bronquites e infecções renais.
  10. Auxilia a regeneração muscular: Suas grandes quantidades de fibras, fósforo e aminoácidos ajudam o fortalecimento muscular e a sua regeneração após a prática de exercícios físicos.
  11. Bom para cabelo e pele: Os antioxidantes do cupuaçu auxiliam a proteção da pele e cabelo, uma vez que fazem parte do processo de produção de colágeno. Além de combater microinfecções, o cupuaçu auxilia na reparação da pele e dos cabelos dos danos causados pelos raios solares e por isso ele é amplamente utilizado na indústria cosmética.
  12. benefícios do cupuaçu para a saúde [Cupua%25C3%25A7u%2520aberto%255B4%255D.jpg]
  13. Fonte:http://dicasdesaude.eco.br/os-11-beneficios-do-cupuacu-para-a-saude

Comentários

TOP 10 DA SEMANA

Biri-biri

 Você já ouviu falar no biri-biri? É uma fruta que se parece com a carambola e também é conhecida como limão de caiena, devido ao seu sabor azedo característico e localização pela qual chegou às terras brasileiras, entrando na Amazônia por Caiena, na Guiana Francesa. Ela é muito comum na Bahia e faz parte de muitos pratos da culinária regional. A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias! Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em 50% as taxas de glicose do sangue,  além da sua alta concentração de vitamina C. O azedinho do biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco.

Fonte: http://www.goodlight.com.br

Umbu

Umbu é uma fruta de polpa suculenta nativa da Caatinga,região de fortes secas.
A árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes.  O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto. 
Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C. Seu uso culinário abrange o fruto maduro e verde,transformado de diversas formas,e as folhas cruas ou refogadas.

Bastante apreciado in natura, o umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. Industrializado, o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, polpa de frutas.
Pode se cozinhar os frutos mais "passados" para obter vinagre ou bater a polpa com leite e açúcar pra se fazer a tradicional Umbuzada,que pode substituir a refeição noturna do nordestino.

Fonte: lilliverdi.blogspot.com.b




Cagaita

Esse fruto do Cerrado é rico em antioxidantes e vitamina C, tendo um sabor azedinho e ainda um efeito laxativo quando consumidos em grande quantidade  principalmente se estiverem quentes. Já suas folhas têm o efeito oposto quando preparadas em infusão. O nível de vitamina C encontrado nela é superior ao das frutas comuns, e isso faz dela um potencial para bebidas isotônicas e funcionais, assim como seu emprego em geleias e refrigerantes, que ainda terão como acréscimo suas propriedades antioxidantes.

Jambo

O seu gosto é adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas. O jambo é composto por vitamina C, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce,flavonoides e taninos.Todos esses ingredientes neutralizam a ação dos temidos radicais livres, e contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores. Fonte:http://www.mundodastribos.com

Cambuci

Além de frutífera a árvore também é ornamental, estando infelizmente sob risco de extinção. Nativa da Mata Atlântica, seus frutos são um ótimo ingrediente para doces e sucos. Arredondado, de polpa carnuda, fibrosa e com poucas sementes, o fruto tem um perfume adocicado e intenso. Há ainda a casca, que verde e com tons em amarelo, é adstringente. O sabor é um pouco ácido, bem parecido com o do limão e apesar de poder ser consumida, o melhor uso é mesmo para o preparo de doces, geleias e sucos.