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COMO ESCOLHER FRUTAS?

Para uma alimentação saudável é muito importante o consumo de frutas , por serem ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares e compostos protetores. Segundo os nutricionistas, em geral, são 2 ou 3 porções diárias delas para uma alimentação balanceada e sem restrição de frutose ou outros elementos presentes nas frutas.
Além de deliciosas, elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais e ajudam a diminuir o risco de Alzheimer e doenças cardiovasculares. Mas na hora de comprar a fruta no mercado ou no sacolão, sempre surgem dúvidas.
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Banana – Observe o formato da banana: se elas estiverem com quinas, é porque foram colhidas antes do tempo. Geralmente, as bananas maduras estarão arredondadas. Outra dica é prestar atenção na sua cor, onde o amarelo predomina a cor preta.
Laranja – Se a casca for mais laranja, quer dizer que ela é mais doce. Na hora de escolher prefira sempre as mais pesadas e com a casca lisa e a consistência uniforme: um lado não deve ser mais mole que o outro.
Maçã – Preste atenção na forma da maçã: se a fruta estiver mais redonda, ela será mais saborosa do que as alongadas. Observe as áreas da maçã, se estão macias e o tipo de descoloração. Quando ela amadurece demais ela fica marrom e moles. Quanto mais vermelha ela estiver, mais doce ela estará.
Melancia – Feche a mão (como se fosse bater na porta) e bata na melancia. Se fizer um som abafado, ela está boa. Se a base da melancia não estiver bege, ela não está madura.
Pêra – Se você gosta da fruta bem doce, a casca da pêra deve estar macia no toque. Para saber se está madura, o talo tem que sair facilmente.
Uva – Observe se o talo da fruta está verde: se sim, ela está boa e fresquinha, pois foi colhida recentemente. Tente comprar uvas com cores vibrantes, uniformes e bem gordinhas.
Fonte:http://www.tudogostoso.com.br/-http://mercadodocacau.com/

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TOP 10 DA SEMANA

Biri-biri

 Você já ouviu falar no biri-biri? É uma fruta que se parece com a carambola e também é conhecida como limão de caiena, devido ao seu sabor azedo característico e localização pela qual chegou às terras brasileiras, entrando na Amazônia por Caiena, na Guiana Francesa. Ela é muito comum na Bahia e faz parte de muitos pratos da culinária regional. A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias! Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em 50% as taxas de glicose do sangue,  além da sua alta concentração de vitamina C. O azedinho do biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco.

Fonte: http://www.goodlight.com.br

Umbu

Umbu é uma fruta de polpa suculenta nativa da Caatinga,região de fortes secas.
A árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes.  O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto. 
Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C. Seu uso culinário abrange o fruto maduro e verde,transformado de diversas formas,e as folhas cruas ou refogadas.

Bastante apreciado in natura, o umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. Industrializado, o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, polpa de frutas.
Pode se cozinhar os frutos mais "passados" para obter vinagre ou bater a polpa com leite e açúcar pra se fazer a tradicional Umbuzada,que pode substituir a refeição noturna do nordestino.

Fonte: lilliverdi.blogspot.com.b




Cagaita

Esse fruto do Cerrado é rico em antioxidantes e vitamina C, tendo um sabor azedinho e ainda um efeito laxativo quando consumidos em grande quantidade  principalmente se estiverem quentes. Já suas folhas têm o efeito oposto quando preparadas em infusão. O nível de vitamina C encontrado nela é superior ao das frutas comuns, e isso faz dela um potencial para bebidas isotônicas e funcionais, assim como seu emprego em geleias e refrigerantes, que ainda terão como acréscimo suas propriedades antioxidantes.

Jambo

O seu gosto é adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas. O jambo é composto por vitamina C, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce,flavonoides e taninos.Todos esses ingredientes neutralizam a ação dos temidos radicais livres, e contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores. Fonte:http://www.mundodastribos.com

Cambuci

Além de frutífera a árvore também é ornamental, estando infelizmente sob risco de extinção. Nativa da Mata Atlântica, seus frutos são um ótimo ingrediente para doces e sucos. Arredondado, de polpa carnuda, fibrosa e com poucas sementes, o fruto tem um perfume adocicado e intenso. Há ainda a casca, que verde e com tons em amarelo, é adstringente. O sabor é um pouco ácido, bem parecido com o do limão e apesar de poder ser consumida, o melhor uso é mesmo para o preparo de doces, geleias e sucos.