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Você Sabia?

VOCÊ SABIA QUE AS CORES DOS ALIMENTOS PODEM INFLUENCIAR NA SUA SAÚDE?

 – Alimentos de cor vermelha: contém uma substância chamada licopeno, que possui uma potente ação antioxidante, anti-inflamatória e um efeito na prevenção de câncer. O licopeno também auxilia na redução do risco de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. É encontrado no tomate, purê de tomate, goiaba vermelha, melancia e frutas vermelhas no geral.
– Alimentos de coloração laranja: são fontes de carotenoides, dentre os quais o beta caroteno e o alfa-caroteno que possuem ação pró-vitamina A, ou seja, são convertidos em vitamina A após sua absorção no intestino. O beta caroteno é o carotenoide mais abundante nos alimentos e é considerado o mais importante para os humanos.
Além disso, tem uma importante ação antioxidante, efeitos benéficos na saúde dos olhos e da visão, no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares.  São fontes de beta caroteno mamão, cenoura, abóbora e melão cantalupo.
– Alimentos de coloração roxa: contém antocianinas e resveratrol, as quais podem atuar sobre o controle da glicemia, melhora da resistência à insulina, efeitos antioxidantes, neuro-protetor, anti-inflamatório, anti-envelhecimento,  vasodilatador e ação no controle de peso. São consideradas fontes de antocianinas: uvas de casca escura, ameixa, amora, açaí, repolho roxo, berinjela.
 – Alimentos de coloração verde escura: os alimentos de coloração verde escura, como brócolis, couve-manteiga, espinafre, couve de Bruxelas, agrião e rúcula contêm substancias denominadas de glicocolatos. Esses compostos são capazes de auxiliar no processo de detoxificação e na prevenção de câncer.
CORES
Referências:
  1. Costa NMB & Rosa COB. Alimentos funcionais: components bioativos e efeitos fisiológicos. 2011.
  2. Ferreira ICFR & Abreu RMV. Stress Oxidativo, Antioxidantes e Fitoquímicos. Bioanálise / Ano IV N.º 2 . Jul/Dez – 2007.
  3. Paschoal V, Naves A & Fonseca ABBL. Nutrição clínica funcional. 2013.
  4. Soares SE. Ácidos fenólicos como antioxidantes. Rev. Nutr., Campinas, 15(1):71-81, jan./abr., 2002.

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TOP 10 DA SEMANA

Biri-biri

 Você já ouviu falar no biri-biri? É uma fruta que se parece com a carambola e também é conhecida como limão de caiena, devido ao seu sabor azedo característico e localização pela qual chegou às terras brasileiras, entrando na Amazônia por Caiena, na Guiana Francesa. Ela é muito comum na Bahia e faz parte de muitos pratos da culinária regional. A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias! Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em 50% as taxas de glicose do sangue,  além da sua alta concentração de vitamina C. O azedinho do biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco.

Fonte: http://www.goodlight.com.br

Umbu

Umbu é uma fruta de polpa suculenta nativa da Caatinga,região de fortes secas.
A árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes.  O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto. 
Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C. Seu uso culinário abrange o fruto maduro e verde,transformado de diversas formas,e as folhas cruas ou refogadas.

Bastante apreciado in natura, o umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. Industrializado, o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, polpa de frutas.
Pode se cozinhar os frutos mais "passados" para obter vinagre ou bater a polpa com leite e açúcar pra se fazer a tradicional Umbuzada,que pode substituir a refeição noturna do nordestino.

Fonte: lilliverdi.blogspot.com.b




Cagaita

Esse fruto do Cerrado é rico em antioxidantes e vitamina C, tendo um sabor azedinho e ainda um efeito laxativo quando consumidos em grande quantidade  principalmente se estiverem quentes. Já suas folhas têm o efeito oposto quando preparadas em infusão. O nível de vitamina C encontrado nela é superior ao das frutas comuns, e isso faz dela um potencial para bebidas isotônicas e funcionais, assim como seu emprego em geleias e refrigerantes, que ainda terão como acréscimo suas propriedades antioxidantes.

Jambo

O seu gosto é adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas. O jambo é composto por vitamina C, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce,flavonoides e taninos.Todos esses ingredientes neutralizam a ação dos temidos radicais livres, e contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores. Fonte:http://www.mundodastribos.com

Cambuci

Além de frutífera a árvore também é ornamental, estando infelizmente sob risco de extinção. Nativa da Mata Atlântica, seus frutos são um ótimo ingrediente para doces e sucos. Arredondado, de polpa carnuda, fibrosa e com poucas sementes, o fruto tem um perfume adocicado e intenso. Há ainda a casca, que verde e com tons em amarelo, é adstringente. O sabor é um pouco ácido, bem parecido com o do limão e apesar de poder ser consumida, o melhor uso é mesmo para o preparo de doces, geleias e sucos.