Tradutor

Tangerina


Bergamota, tangerina, mexerica, laranja-mimosa ou simplesmente mimosa, não importa a denominação, o que vale mesmo é que ela é uma das frutas mais apreciadas para saborear durante o inverno (principalmente no Rio Grande do Sul). Já faz parte da cultura popular sentar ao sol para comer a fruta de sabor e perfume característico (impossível negar que está comendo bergamota. O Vale do Caí é uma das regiões de maior produção da fruta no Rio Grande do Sul.

A popular mexerica (como é conhecida em Minas Gerais) é repleta de suco rico em ferro e vitaminas (A, B1, B2, C). Deliciosa ao natural, também é excelente em refrescos, musses, sorvetes e diversos outros tipos de sobremesas. A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias. Além disso, tem propriedades terapêuticas importantes.
 Propriedades medicinais da bergamota
O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.

A fruta é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arteriosclerose  É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Ainda
Ajuda a tratar de: Febres, eliminação de toxinas, gripes, parasitas, regularização do ácido úrico, resfriados, retenção de líquidos, tensão nervosa, verminoses.
Combate a falta de vitamina "C", laxante, diurética e combate o reumatismo.
Ácido Úrico - Recomenda-se fazer refeições esporádicas e exclusivas de tangerina.
Arteriosclerose - Proceder como em ácido úrico.

Fonte:http://www.olaserragaucha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário