Tradutor

Baunilha


baunilha é a vagem duma orquídea trepadeira (o único membro da família das orquídeas que dá fruto). São polinizadas manualmente e crescem em plantações onde o processo de cultivação pode levar até 6 anos (a colheita é feita só uma vez por ano). As vagens, de cor castanho escuro, longas e finas , contêm todo o aroma e sabor da planta da baunilha. Acabadas de colher não têm cheiro ou sabor mas depois de secas e curadas desenvolvem o aroma inconfundível associado à baunilha.

A fragrância da baunilha reforça uma variedade de pratos doces como pudins, bolos, cremes, suflês e, principalmente, sorvetes. O sabor da baunilha se destaca em muitos chocolates e produtos de confeitaria, tais como licor de chocolate e galliano. Pode ser ingrediente de caldo de carne, vitela, peixes e frutos do mar. Essência e açúcar baunilhado são acrescidos nas receitas conforme o orientação do preparo. Já as favas são fervidas junto a algum ingrediente líquido.

Hoje podemos encontrar um aromatizante obtido artificialmente que simula o aroma de baunilha. Por ter uma produção rápida e de baixo custo é muito usado na indústria de alimentos. Os astecas, através de processo de fermentação e secagem, é que descobriram seu poder aromatizante.

O seu sabor pode variar dependendo do país de origem, do processo de cultivação, da maturidade da colheita e do processo de seca e cura usados.As vagens da baunilha são muito versáteis e podem ser usadas, não só para dar sabor a confeitarias, biscoitos, leite-creme, pudins e sorvetes mas também para melhorar o gosto de pratos salgados. Uma pitada de baunilha pode ser usada para temperar, por exemplo, sopas de legumes ou de peixe e melhorar molhos de salada.
Fonte: www.ice-cream-recipes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário