Tradutor

Jaca


A jaca é uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática. 

Dado o seu alto teor em ferro, a jaca (especialmente o caroço) é indicada na anemia ferropriva. Pode-se cozer o caroço para a alimentação humana. A jaca é uma fruta rica em fibras, sendo indicada às pessoas com problemas intestinais.É rica também em Cálcio, Fósforo, Ferro e vitaminas do Complexo B, principalmente a vitamina B2 (Riboflavina) e vitamina B5 (Niacina). 


Os minerais como cálcio e o fósforo têm como principais funções a formação dos ossos e dentes, promovem o crescimento normal e são responsáveis também pela transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro participa da formação do sangue. As vitaminas do Complexo B são essenciais ao crescimento, evitam a queda dos cabelos e problemas de pele. A maior qualidade medicinal desta fruta saborosa é a de combater a tosse de qualquer natureza. Seus caroços agem contra a prisão de ventre e contém ferro e vitaminas.


Fonte:portalsaofrancisco.com.br
Foto 2: Mullookkaaran / Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário