Pular para o conteúdo principal

Jabuticaba

 
A jabuticaba é rica em várias substâncias importantes.
 Dentre elas, destacam-se as ANTOCIANIDINAS, que vêm 
sendo bastante estudadas. Elas pertencem à classe dos bioflavonóides, que conferem à fruta e às flores uma cor que varia do vermelho ao azul. 

Nas últimas duas décadas, diversos estudos e pesquisas demonstraram que as antocianidinas são, aproximadamente, 50 vezes mais potentes do que a vitamina E e 20 vezes mais em relação à vitamina C. Essas substâncias apresentam propriedades antioxidantes, capazes de reduzir e combater os radicais livres (inflamações, intoxicações, infarto do miocárdio, doenças degenerativas, câncer e envelhecimento).


 Benéficos das antocianidinas:

· protegem e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno e, consequentemente, previnem e combatem as rugas; 

· reduzem a produção do colesterol Total, LDL e os radicais livres; 

· melhoram a circulação sanguínea periférica; 

· restauram a funcionalidade dos capilares e fortalecem os vasos sanguíneos (prevenindo varizes, fragilidade capilar e derrames cerebrais; beneficiando, inclusive, os diabéticos); 

· protegem as células cerebrais (o que auxilia na melhora da memória); 

· melhoram as defesas imunológicas, a resistência física, a disposição, a elasticidade muscular e a visão;

· auxiliam na estabilização da taxa de açúcar no sangue; 

· apresentam propriedades anticancerígenas.

Além desse potente antioxidante, a jabuticaba ainda contém: ferro, fósforo, vitamina C e vitaminas do complexo B.

Cada 100 gramas de jabuticaba contém, aproximadamente, 45 calorias. São encontrados também: açúcares (frutose e sacarose) e ácidos orgânicos (cítrico e oxálico). Para cada grama de jabuticaba consumida estamos ingerindo cerca de 300 miligramas de antocianidinas. 

Mas, vale ressaltar que a substância antocianidina é encontrada, principalmente, na casca da jabuticaba. Portanto, quando for fazer o suco, por exemplo, bata no liquidificador a polpa e a casca juntas ou, quando for comer a fruta, coma ela por inteiro. Podemos utilizá-la também para a produção de geleias  visto que o calor da cocção não deteriora as propriedades que trazem os benefícios. 

Fonte:http://www.deboraflores.com.br

Comentários

TOP 10 DA SEMANA

Biri-biri

 Você já ouviu falar no biri-biri? É uma fruta que se parece com a carambola e também é conhecida como limão de caiena, devido ao seu sabor azedo característico e localização pela qual chegou às terras brasileiras, entrando na Amazônia por Caiena, na Guiana Francesa. Ela é muito comum na Bahia e faz parte de muitos pratos da culinária regional. A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias! Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em 50% as taxas de glicose do sangue,  além da sua alta concentração de vitamina C. O azedinho do biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco.

Fonte: http://www.goodlight.com.br

Umbu

Umbu é uma fruta de polpa suculenta nativa da Caatinga,região de fortes secas.
A árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes.  O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto. 
Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C. Seu uso culinário abrange o fruto maduro e verde,transformado de diversas formas,e as folhas cruas ou refogadas.

Bastante apreciado in natura, o umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. Industrializado, o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, polpa de frutas.
Pode se cozinhar os frutos mais "passados" para obter vinagre ou bater a polpa com leite e açúcar pra se fazer a tradicional Umbuzada,que pode substituir a refeição noturna do nordestino.

Fonte: lilliverdi.blogspot.com.b




Cagaita

Esse fruto do Cerrado é rico em antioxidantes e vitamina C, tendo um sabor azedinho e ainda um efeito laxativo quando consumidos em grande quantidade  principalmente se estiverem quentes. Já suas folhas têm o efeito oposto quando preparadas em infusão. O nível de vitamina C encontrado nela é superior ao das frutas comuns, e isso faz dela um potencial para bebidas isotônicas e funcionais, assim como seu emprego em geleias e refrigerantes, que ainda terão como acréscimo suas propriedades antioxidantes.

Jambo

O seu gosto é adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas. O jambo é composto por vitamina C, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce,flavonoides e taninos.Todos esses ingredientes neutralizam a ação dos temidos radicais livres, e contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores. Fonte:http://www.mundodastribos.com

Cambuci

Além de frutífera a árvore também é ornamental, estando infelizmente sob risco de extinção. Nativa da Mata Atlântica, seus frutos são um ótimo ingrediente para doces e sucos. Arredondado, de polpa carnuda, fibrosa e com poucas sementes, o fruto tem um perfume adocicado e intenso. Há ainda a casca, que verde e com tons em amarelo, é adstringente. O sabor é um pouco ácido, bem parecido com o do limão e apesar de poder ser consumida, o melhor uso é mesmo para o preparo de doces, geleias e sucos.