Pular para o conteúdo principal

Água de coco e seus benefícios



A água-de-coco é hidratante por ser rica em sais minerais, e é o único isotônico natural disponível comercialmente. A presença do sódio e do potássio (fortificante muscular) em sua composição possibilita a recuperação dos minerais perdidos através da urina e do suor, tornando-se ideal para recompor a perda de energia depois das atividades físicas. E, como repositora eletrolítica (de sódio e de potássio) de origem natural, não oferece riscos para asmáticos e alérgicos a conservantes, sempre presentes nas bebidas artificiais. Outra faceta, é a sua semelhança ao soro fisiológico, tornando-se eficiente na recuperação dos casos de desidratação.

Propriedades terapêuticas e estéticas, a água de coco tem muitas. Funciona como calmante natural, controla a pressão arterial e reduz o nível de colesterol, além de ajudar no tratamento de úlceras, prisão de ventre, diarréia e cãimbras e a combater enjôos e vômitos na gravidez. Sem contar que a água-de-coco verde é indicada por médicos e nutricionistas para eliminar os efeitos do excesso de álcool no organismo. Emoliente natural, faz bem à pele, deixando-a mais hidratada e macia.

Fonte natural de potássio, é boa para hipertensos, pois os medicamentos diuréticos – utilizados no tratamento da hipertensão – geram uma perda muito grande de potássio pela urina. Também pode ser consumida por diabéticos pois não contém sacarose, apenas frutose e dextrose como carboidratos. Entretanto, em ambos os casos não convém abusar porque a água-de-coco contém sódio e outras substâncias que podem acirrar essas doenças.

Ela auxilia ainda no equilíbrio sangüíneo, pois diminui os batimentos cardíacos e controla o sódio e a quantidade de água do corpo. Pela sua composição mineral, traz benefícios para os nervos, cérebro e pulmões. Na medicina popular é usada, em muitas regiões brasileiras, como vermífugo para crianças, preparado com coco ralado batido, água e uma pitada de sal, para se tomar em jejum.

Sua versatilidade é realmente impressionante. Além do consumo humano, a água de coco tem inúmeras utilidades. Na medicina, o produto pode ser usado como conservante de órgãos a serem transplantados e como membrana para queimaduras; na veterinária, como diluente em processos de inseminação artificial; na agroindústria, como conservante de vacinas para as aves. Seus efeitos curativos devem-se, principalmente, ao magnésio.

O valor nutritivo do coco varia de acordo com o estágio de maturação, apresentando em geral quantidades significativas de sais minerais como potássio, sódio, fósforo e cloro. A polpa do coco é rica em fibras, o que auxilia no bom funcionamento intestinal, mas, à medida que a polpa amadurece, enriquece o seu teor de gorduras.

Fonte: Educacao24horas.com.br
___________

Propriedades

O coco-da-baía é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas.

A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. Sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico. São muitos os benefícios da água do coco.

Por exemplo: 

.hidrata e amacia a pele 
.reduz o nível de colesterol 
.combate a verminose infantil
.previne e auxilia no tratamento da artrite 
.controla a pressãp arterial 
.combate a desidratação 
.repõe imediatamente a energia 
.evita vômitos e náuseas durante a gravidez 
.depura o sangue 
.é calmante natural 
.reduz a febre 
.trata de ílcera estomacal 
.combate a prisão de ventre 
.previne o enjôo causado pela maresia 

Fonte: educar.sc.usp.br

Comentários

TOP 10 DA SEMANA

Biri-biri

 Você já ouviu falar no biri-biri? É uma fruta que se parece com a carambola e também é conhecida como limão de caiena, devido ao seu sabor azedo característico e localização pela qual chegou às terras brasileiras, entrando na Amazônia por Caiena, na Guiana Francesa. Ela é muito comum na Bahia e faz parte de muitos pratos da culinária regional. A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias! Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em 50% as taxas de glicose do sangue,  além da sua alta concentração de vitamina C. O azedinho do biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco.

Fonte: http://www.goodlight.com.br

Umbu

Umbu é uma fruta de polpa suculenta nativa da Caatinga,região de fortes secas.
A árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes.  O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto. 
Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C. Seu uso culinário abrange o fruto maduro e verde,transformado de diversas formas,e as folhas cruas ou refogadas.

Bastante apreciado in natura, o umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. Industrializado, o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, polpa de frutas.
Pode se cozinhar os frutos mais "passados" para obter vinagre ou bater a polpa com leite e açúcar pra se fazer a tradicional Umbuzada,que pode substituir a refeição noturna do nordestino.

Fonte: lilliverdi.blogspot.com.b




Cagaita

Esse fruto do Cerrado é rico em antioxidantes e vitamina C, tendo um sabor azedinho e ainda um efeito laxativo quando consumidos em grande quantidade  principalmente se estiverem quentes. Já suas folhas têm o efeito oposto quando preparadas em infusão. O nível de vitamina C encontrado nela é superior ao das frutas comuns, e isso faz dela um potencial para bebidas isotônicas e funcionais, assim como seu emprego em geleias e refrigerantes, que ainda terão como acréscimo suas propriedades antioxidantes.

Jambo

O seu gosto é adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas. O jambo é composto por vitamina C, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce,flavonoides e taninos.Todos esses ingredientes neutralizam a ação dos temidos radicais livres, e contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores. Fonte:http://www.mundodastribos.com

Cambuci

Além de frutífera a árvore também é ornamental, estando infelizmente sob risco de extinção. Nativa da Mata Atlântica, seus frutos são um ótimo ingrediente para doces e sucos. Arredondado, de polpa carnuda, fibrosa e com poucas sementes, o fruto tem um perfume adocicado e intenso. Há ainda a casca, que verde e com tons em amarelo, é adstringente. O sabor é um pouco ácido, bem parecido com o do limão e apesar de poder ser consumida, o melhor uso é mesmo para o preparo de doces, geleias e sucos.