Tradutor

Babaçu


Características: É uma  planta altamente resistente, principalmente aos predadores de sementes, além de ter uma imensa capacidade de regeneração. Palmeira elegante que pode atingir até 20 m de altura. 

Estipe característico por apresentar restos das folhas velhas que já caíram em seu ápice. Folhas com até 8 m de comprimento, arqueadas. Flores creme-amareladas,aglomeradas em longos cachos. Cada palmeira pode apresentar até 6 cachos, surgindo de janeiro a abril.
Fruto: Floresce numa palmeira que pode atingir até 20 metros de altura. Tem a forma oval e são alongados, de cor castanha – conhecido como “castanha”. 


Uma curiosidade: é extraído manualmente por uma verdadeira população nativa, chegando a sustentar, só no Maranhão, cerca de 300 mil famílias, principalmente as mulheres e seus filhos, conhecidas como “quebradeiras” – uma árvore leva entre 15 e 20 anos para produzir o fruto - de cem quilos de coco quebrado aproveitam-se de oito a dez quilos de amêndoas.Surgem de agosto a janeiro, em cachos pêndulos. 

A farinha do Mesocarpo ou pó do babaçu tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, é rica em fibras, portanto, ótima para combater prisão de ventre, colite e obesidade, pois torna o fluxo intestinal mais eficiente.
Fonte de pesquisa: Páginas da Internet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário