Tradutor

Achachairu


Características da planta: Árvore geralmente de até 6 metros de altura, com látex amarelo. Flores alvas reunidas na axila das folhas.

Fruto: Tipo baga, globoso, amarelo-alaranjado. Polpa adocicada, muito aromática, envolvendo uma a duas sementes.
Frutificação: Duas a três vezes ao ano
Propagação: Semente
O achachairu é fruto humilde. Discreto em sua miudeza, permanece em pequenos grupos próximos à folhas verde-escuras da árvore de florzinhas brancas, mirradas, que quase não alcançam meio centímetro. O fruto, um pouco maior, chega no máximo a 2,5 cm de diâmetro. Ali, no meio da mata, o achachairu aguarda até que algum habitante da floresta, carente de alimento, o apanhe para se saciar com sua polpa esbranquiçada, de sabor agridoce e aroma agradável, mas de aspecto pouco atraente.
Mas, se não for colhido por homem, mulher ou criança de passagem, não há problema, pois seus principais consumidores, na verdade, são outros. Talvez menos exigentes quanto à necessidade de atrativos e menos avessos ao líquido branco que a planta exsuda quando cortada ou partida, são os macacos e os pássaros que mais fazem uso do achachairu. Daí ser a planta conhecida também pelo nome de fruto-de-macaco.
Originário do México e da América Central, com maior frequência nas proximidades do Canal do Panamá, o achachairu espalha-se discretamente pelas florestas brasileiras de clima e vegetação semelhantes aos da região de origem da planta. Por aqui, possui parentes bem mais conhecidos e aproveitados comercialmente, como o bacuri e o bacupari, também da família das Gutíferas.
Embora o achachairu não receba grandes atenções daqueles que o encontram pelo caminho, a fruta esforça-se para isso, revestindo-se das cores nacionais. O fruto, quando verde, é bem verde, verde-escuro. Quando amadurece, vai-se amarelando, até quase exatamente a cor de ouro predominante na nossa bandeira. Depois, ainda abandonado, vai desistindo dessa possível estratégia de atração, alaranjando-se até apodrecer.
Fonte:http://www.dicasereceitas.com.br

3 comentários:

  1. conheci essa fruta há poucas semanas e amei. Muito saborosa e assemelhada ao sabor da lichia. vou plantar em minha casa.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no ES a fruta é conhecida como Azedinha,por ser cítrica mais é bastante saborosa da frutos poucas vezes no ano.

    ResponderExcluir
  3. hehehe 😜 conheci hoje por incrível q pareça, realmente o gosto eh o mesmo da lichia hehehe 😜 interessante

    ResponderExcluir