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Acerola


                 


A acerola, também conhecida como cereja-das-antilhas ou cereja-de-bárbaros, ainda é pouco ingerida pelos brasileiros, principalmente por causa do seu alto custo e por ser muito sensível. Entretanto, ela deve ser cada vez mais consumida, pois é uma fruta que traz inúmeros benefícios por conter muitas vitaminas em sua polpa. Sendo assim, conheça os benefícios da acerola para a saúde.
Fonte de Vitamina C
A acerola é muito conhecida por ser riquíssima em ácido ascórbico, ou seja, em vitamina C, que lhe dá o sabor ácido. Cada 100 gramas da polpa dessa fruta contêm até 80 vezes mais vitamina C que a mesma quantidade de limão ou laranja. Tal vitamina previne gripes e resfriados, escorbuto, baixa imunidade, doenças dos olhos, doenças cardiovasculares e o envelhecimento da pele.
Fonte de Sais Minerais
Os sais minerais encontrados em grandes quantidades na acerola são o ferro, o cálcio e o fósforo. A falta do primeiro pode levar à anemia, à anorexia e à apatia; a do segundo, à fraqueza dos ossos, do sistema imunológico, da contração muscular, da coagulação sanguínea e da pressão arterial e a do terceiro, à falta de energia. Portanto, são elementos muito importantes na alimentação.
Fonte de Vitaminas do Complexo B
São elas a Tiamina, a Riboflavina e a Niacina. A Tiamina é essencial para a formação do sangue; a Riboflavina, para o processo metabólico de proteínas, carboidratos e gorduras e a Niacina, para a circulação e para manter a pele saudável. Elas também atuam na manutenção da saúde mental e emocional do ser humano.
Fonte de Vitamina A
A vitamina A  atua no bom funcionamento dos olhos, no crescimento e desenvolvimento das crianças, no crescimento dos fetos, na defesa do organismo e na proteção contra infecções.
Com tantos benefícios para a saúde, a acerola é uma fruta que precisa ser cada vez mais popularizada no Brasil. Além disso, ela é muito gostosa tanto na forma natural quanto na de sucos, sorvetes e doces. Por isso, inclua essa deliciosa fruta no seu cardápio e seja ainda mais saudável.
Fonte:http://www.comocuidar.com.br


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TOP 10 DA SEMANA

Biri-biri

 Você já ouviu falar no biri-biri? É uma fruta que se parece com a carambola e também é conhecida como limão de caiena, devido ao seu sabor azedo característico e localização pela qual chegou às terras brasileiras, entrando na Amazônia por Caiena, na Guiana Francesa. Ela é muito comum na Bahia e faz parte de muitos pratos da culinária regional. A cultura popular acredita que essa frutinha é “antidiabética” e que ajuda a queimar calorias! Um estudo do extrato da fruta mostrou que ela é capaz de diminuir em 50% as taxas de glicose do sangue,  além da sua alta concentração de vitamina C. O azedinho do biri-biri combinado com algumas folhinhas de hortelã se transforma num delicioso e refrescante suco.

Fonte: http://www.goodlight.com.br

Umbu

Umbu é uma fruta de polpa suculenta nativa da Caatinga,região de fortes secas.
A árvore, quando adulta, vive em média 100 anos e pode armazenar até dois mil litros de água em suas raízes.  O umbu destaca-se pelo aroma e pelo quanto pode ser consumido sem causar desconforto. 
Sua polpa tem ação energética e é rica em hidratos de carbono e vitaminas B e C. Seu uso culinário abrange o fruto maduro e verde,transformado de diversas formas,e as folhas cruas ou refogadas.

Bastante apreciado in natura, o umbu é utilizado na fabricação de polpa, suco, sorvete, doce, geléia e uma grande variedade de produtos. Industrializado, o fruto apresenta-se sob forma de sucos engarrafados, doces, geléias, vinho, polpa de frutas.
Pode se cozinhar os frutos mais "passados" para obter vinagre ou bater a polpa com leite e açúcar pra se fazer a tradicional Umbuzada,que pode substituir a refeição noturna do nordestino.

Fonte: lilliverdi.blogspot.com.b




Cagaita

Esse fruto do Cerrado é rico em antioxidantes e vitamina C, tendo um sabor azedinho e ainda um efeito laxativo quando consumidos em grande quantidade  principalmente se estiverem quentes. Já suas folhas têm o efeito oposto quando preparadas em infusão. O nível de vitamina C encontrado nela é superior ao das frutas comuns, e isso faz dela um potencial para bebidas isotônicas e funcionais, assim como seu emprego em geleias e refrigerantes, que ainda terão como acréscimo suas propriedades antioxidantes.

Jambo

O seu gosto é adocicado e suavemente ácido e o aroma é parecido ao de rosas. O jambo é composto por vitamina C, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce,flavonoides e taninos.Todos esses ingredientes neutralizam a ação dos temidos radicais livres, e contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores. Fonte:http://www.mundodastribos.com

Cambuci

Além de frutífera a árvore também é ornamental, estando infelizmente sob risco de extinção. Nativa da Mata Atlântica, seus frutos são um ótimo ingrediente para doces e sucos. Arredondado, de polpa carnuda, fibrosa e com poucas sementes, o fruto tem um perfume adocicado e intenso. Há ainda a casca, que verde e com tons em amarelo, é adstringente. O sabor é um pouco ácido, bem parecido com o do limão e apesar de poder ser consumida, o melhor uso é mesmo para o preparo de doces, geleias e sucos.